First Class!

Olá pessoal!

Como solicitado pelo novo professor do quinto semestre da faculdade que nomeia esse blog, o Prof. Valente, esse aqui vai ser o espaço onde vou poder aprofundar e discutir os temas que vão ser apresentados em sala de aula, a cada uma delas.

No nosso primeiro encontro, ele se apresentou e falou que durante o semestre teremos de fazer alguns projetos. E ele falou sobre um assunto que já havia procurado e me interessado antes mas nunca coloquei em prática. E este seria o MAPA MENTAL.

Pra quem não conhece, mapas mentais é uma forma de você organizar seus pensamentos, idéias através de uma forma não-linear, através de imagens, cores e linhas se espalhando a partir de um tópico principal. Não entendeu? Então dá uma olhada:

 

Exemplo de Mapa Mental

 

Essa técnica é baseada em que nossas mentes não são acostumadas a pensar numa sequencia sempre, como a maneira que fazemos anotações num caderno. Nosso pensamento teria mais facilidade de armazenar a informações se forem apresentadas de um jeito como o mapa mental: de maneira mais criativa, com cores e se espalhando através do tópico em questão. No caso acima, o ponto principal é a administração do tempo. E a partir desse ponto, saíram espécies de sub-tópicos que seriam as informações mais relevantes ou importantes sobre ele e assim vai. O criador dessa técnica, Tony Buzan, já a utilizou diversas vezes como por exemplo na gerenciação de uma crise de uma empresa aérea, onde um mapa mental gigante ajudou a empresa a identificar diversos pontos em que eles poderiam e deveriam prestar mais atenção dentro dela.

Segue um pequeno vídeo de como se fazer um mapa mental.

 

 

Caso você se interesse ainda mais, há um livro do próprio Buzan que é bem prático e de leitura rápida onde é possível entender melhor sobre como fazer e organizar um mapa mental.

 

Outra curiosidade citada na aula que achei interessante foi, que alguns (repetindo ALGUNS) dos relógios de números romanos possuem o número quatro não como “IV” e sim como “IIII”. Observem:

 

Relógio Romano

 

 

Esse é só um exemplo, se procurarem por “Relógio Romano” no Google poderão encontrar muitos mais.

Bem, esse é um pequeno conjunto de coisas que foram apresentadas na primeira aula e que falei por aqui. Agora vamos em frente que teremos um semestre cheio pra postar coisas aqui.

Abraços.

Sobre Felipe Ricelle
Estudante de Marketing

Deixe um comentário