Cloud Computing e Serviços 2.0

E vamos para o terceiro post de mais uma aula do Professor Valente! Na terceira aula fomos apresentados (ou relembrados em alguns casos) de alguns serviços e programas muito interessantes que podemos rodar no navegador sem ter a necessidade de instalar um software no computador. Se você é novo em tudo isso, deve achar isso uma loucura, mas calma, hoje tudo isso é possível graças ao cloud computing. O que vem a ser o cloud computing? Muito basicamente, é uma tecnologia no qual o programa roda em servidores que podem estar em qualquer lugar no mundo e podem ser utilizados normalmente direto do seu navegador seja qual for (Internet Explorer, Chrome, Firefox por exemplo), por seu smatphone ou pelo seu tablet, onde você estiver, sem preocupações. Sounds crazy? Calma, isso é bem possível, e muitos dizem que é o futuro da computação. Nada mais armazenado em uma máquina só, fica tudo na “nuvem”.

Mas vamos ao que interessa! As ferramentas apresentadas para nós em aulas foram:

Picnik : É um editor de imagens. Com ele você pode modificar fotos e imagens diversas, estejam elas no seu computador ou importadas diretamente da internet. Ele é bem básico, pra quem não precisa de milhaaares de opções como no Photoshop, o Picnik faz bem o serviço. O serviço é gratuito e tem opções de edição pagas também.

Picnik

 

Prezi: É um serviço MUITO interessante para montar apresentações. Você já está cansado daqueles PPT’s (Apresentação de Power Point) monótonos e sem ritmo que todo mundo faz por aí? Então é sua vez de inovar e fazer algo bem diferente. Com o Prezi você cria apresentações com um grande espaço em branco, como um mural ou “paredão”, no qual são colocados dados, fotos, vídeos e é possível fazer diversos tipos de movimento, pra ambos os lados, usando o zoom e assim por diante. Vale a pena conhecer.

Menu do Prezi

 

TagGalaxy: Nesse serviço, é possível fazer busca de imagens de uma maneira bem diferente. A busca é feita através de palavras chaves que são filtradas cada vez que uma é adicionada, e no final, aparece um globo com as imagens relacionadas. Muito interessante.

Além dos citados pelo professor em sala de aula, há muitos outros serviços online muito interessantes que merecem ser conhecidos, tais como:

Google Docs: Você com certeza já deve ser familiarizado com o Office certo? Word, Excel … Que tal seria utilizar uma suíte muito parecida em qualquer lugar e a qualquer momento sem ter o pacote instalado no seu computador? Essa é a possibilidade que o Google Docs te oferece. Texto, planilhas, apresentações e desenho são os serviços disponíveis por ele. Um dos grandes diferenciais do Google Docs é a sua interatividade, pois todos os integrantes de um grupo podem fazer o mexmo texto ou planilha, d eforma simultânea, dinâmica e simples, além do arquivamento online dos arquivos.

SkyDrive: É um serviço da Microsoft que oferece 25gb de armazenamento de arquivos em nuvem, ou seja, servidores deles, que podem ser acessados e baixados de qualquer computador. Seus arquivos ficam seguros de uma possível quebra do seu compurtador, queima de HD e etc. Além da função de armazenamento, assim como o Google Docs, o SkyDrive também oferece a possibilidade de editar documentos nele salvos, no entando ainda não disponibiliza a ferramenta de integração de grupos simultâneos.

Esses são só alguns exemplos das possibilidades que a web 2.0 e os seviços em “nuvem” podem oferecer. E essa tendência está crescendo absurdamente, ainda mais com um mundo interconectado entre vários gadgets. Vamos ver o que o futuro aguarda ….



Sobre Felipe Ricelle
Estudante de Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: